Perguntas Frequentes

  • A Concessionária Linha Universidade é composta pelas empresas Acciona Construcción, Acciona Concessión, Stoa, Societé Generale e Linha Universidade Investimentos.

  • Em dezembro de 2021, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Linha Uni assinaram o contrato de financiamento no valor de R$ 6,9 bilhões para implantação da Linha 6-Laranja, foram apresentadas garantias bancárias de 48% durante a fase de construção, frente ao modelo tradicional do BNDES que requeria 100%. 
    O empréstimo assinado inclui a contratação de garantias bancárias (non recourse) que cobrem parcialmente o risco do BNDES (48%) durante a construção, o que constitui um modelo de financiamento inovador para o BNDES, que tradicionalmente não assume riscos durante a construção dos projetos. De fato, esse é o primeiro financiamento do BNDES com padrão internacional de Project Finance no setor de Infraestrutura no Brasil.
    O prazo deste financiamento é de 20 anos, e 11 bancos estão fornecendo as garantias bancárias no valor de R$ 3,3 bilhões. Os bancos são: BNP Paribas, que atuou como assessor financeiro exclusivo da operação; Santander; JP Morgan; Instituto de Crédito Oficial (ICO); Corporação Andina de Fomento; SMBC Br; SMBC NY; Intesa Sanpaolo, Credit Agricole; Bradesco e ABC. Essas garantias permitiram uma estrutura de financiamento 100% em moeda local para o projeto.
    Os acionistas da concessionária, por outro lado, têm o compromisso de aportar R$ 2,9 bilhões de capital próprio (equity).
    A estruturação financeira resultou em um exemplo de financiamento sustentável endossado por uma Second Party Opinion, emitida pela Vigeo Eiris, com base em critérios relacionados à: taxonomia, empoderamento feminino, mobilidade elétrica, inovação e formação profissional. Além disso, os bancos BNP Paribas e Santander são os agentes da sustentabilidade, que validam o cumprimento das metas, no âmbito do financiamento da linha 6.
    O financiamento foi estruturado na modalidade Project Finance de padrão internacional e contou com a assessoria de consultorias nacionais e internacionais, que foram responsáveis por avaliações técnicas, a fim de mapear e mitigar os riscos ligados ao projeto.
    Os assessores legais do projeto foram os escritórios Mattos Filho e Mayer Brown, pela parte devedora, e os escritórios Veirano, White&Case e Machado Meyer, pela parte dos credores. 
     

  • A obra da Linha 6-Laranja é estimada para ser entregue parcialmente em 2026, e totalmente concluída em 2027.

  • Os endereços dos acessos e demais informações sobre a linha 6-Laranja estão divulgados em https://www.linhauni.com.br/linha-6-laranja#obras

  • Os projetos estão sendo definidos em conjunto com a Secretaria de Parcerias em Investimentos e serão divulgados no site assim que aprovados.

  • A Concessionária anterior paralisou as obras em setembro de 2016 por dificuldades na obtenção do financiamento. Neste período ocorreram tratativas entre a Concessionária anterior e a Secretaria de Transportes Metropolitanos com o objetivo de solucionar a questão. Em outubro de 2020 as obras foram oficialmente retomadas pela nova Concessionária Linha Uni.

  • A Concessionária anterior havia realizado aproximadamente 10,45% das atividades previstas no cronograma inicial.

  • O cronograma de obras é definido de acordo com a metodologia executiva e baseado em um sequenciamento de atividades. Assim, são levados em conta os desafios e características de cada unidade construtiva, visando o atendimento às datas marco e à data final de conclusão do empreendimento.

  • Como todo contrato administrativo, o contrato da Linha 6 possui exigências usuais. Trata-se de um contrato de concessão junto ao Governo do Estado de São Paulo e como tal, é regido por exigências legais que a Concessionária irá cumprir. Além disso, a ACCIONA é um grupo sólido e possui obras ao redor do mundo tão complexas e importantes como a da Linha 6, que comprovam a capacidade técnica e experiência da empresa para entregar e operar um projeto desse porte. 

  • Para monitoramento das estruturas e avaliação das patologias do imóvel, de forma a garantir sua estabilidade e conservação.

  • Pinos ou marco refletores são instalados em pilares ou paredes das edificações e não trazem nenhum inconveniente ou dano físico ao imóvel. Normalmente a instalação é realizada na parte externa do imóvel para facilitar as leituras. Caso seja necessário podem ser instalados na parte interna do imóvel, porém essa avaliação será feita pela empresa responsável. 

  • Tanto na parte interna quanto na parte externa é necessária a autorização do ocupante do imóvel. A periodicidade da leitura pode variar entre diária, semanal e quinzenal, de acordo com o andamento das obras e maiores informações sobre equipe autorizada podem ser consultadas em https://www.linhauni.com.br/comunidade/instrumentacao-geotecnica-lpc-latina-100034

  • A princípio não. A empresa fará 3 tentativas e caso não consiga solicitará que a construtora entre em contato com o morador do imóvel para agendar um horário em que esteja disponível.

  • O processo de detonação é parte do método construtivo necessário em algumas unidades construtivas em que a geologia do local a ser escavado é compreendida por rochas.

  • As atividades são conduzidas de forma a buscar afetar o mínimo possível as edificações lindeiras. Contudo, as instrumentações, avaliações e vistorias cautelares permitem um acompanhamento mais próximo de forma a evitar maiores problemas. Vou precisar sair do imóvel quando houver atividade?
    Não há necessidade de sair do imóvel, porém devem ser respeitadas regras de segurança que serão divulgadas por meio de comunicado na região. Em caso de dúvidas, consulte os comunicados divulgados na página https://www.linhauni.com.br/comunidade
     

  • Não há necessidade.

  • É esperado que a atividade de detonação de rochas reverbere vibrações na superfície. Contudo, os processos de detonações são monitorados e calculados de forma a impactar o mínimo possível os imóveis lindeiros à obra.

  • Toda a região e os imóveis do entorno são monitorados constantemente com equipamentos seguros e adequados para diferentes formas de acompanhamento. Caso seja identificada qualquer anormalidade nesses acompanhamentos, serão tomadas providências sempre priorizando a segurança de todos.

  • As atividades serão frequentes e geralmente ocorrerão no período da tarde, mas podem acontecer também em horários diferentes por necessidade da obra. Sempre que ocorrer, será precedida de avisos sonoros conforme explicado nos comunicados disponíveis na página https://www.linhauni.com.br/comunidade

  • A supressão vegetal é definida por especialistas da área com base nos projetos executivos, em que são avaliadas as intervenções das obras em relação às árvores existentes.
    A Linha Uni e a Acciona buscam o menor impacto possível, tendo a sustentabilidade como premissa em suas diretrizes de trabalho.
     

  • Algumas árvores possuem condições favoráveis e são transplantadas para outras áreas. 
    As demais são objeto de corte. Após a construção, as estações e VSEs terão arborização com árvores nativas, compondo o projeto paisagístico integrado com o meio urbano, visando também a manutenção da permeabilidade das áreas.
    Além disso, a Linha Uni firmou um acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, do Programa Nascentes, em que haverá plantio de árvores em Áreas de Preservação Permanentes – APP, em uma área com mais de 11 hectares, correspondendo a aproximadamente 11 campos de futebol (podendo sofrer alteração no decorrer do projeto).
     

  • Sim, porém são permitidas apenas para maiores de 18 anos. Envie um e-mail para atendimento@linhauni.com.br informando sobre seu interesse.

  • Não é permitida a entrada em nossos canteiros para registro fotográfico de terceiros. Nosso site conta com um banco de imagens atualizado mensalmente para utilização. Confira em https://www.linhauni.com.br/imprensa#banco-de-imagens

  • Sim, a Linha Uni conta com o Estação Sustentar, que desenvolve ações considerando quatro pilares: Formação Profissional, Empoderamento de Mulheres, Inovação e Mobilidade Elétrica. Para saber mais, confira em https://www.estacaosustentar.com.br/

  • Para registro de um relato relacionado a temas como fraude, corrupção, desvio de conduta, assédio moral ou sexual, condutas inadequadas, atos ilícitos ou quaisquer irregularidades que estejam em desacordo com as políticas de Conformidade da Concessionária Linha Universidade (Código de Ética e Conduta, Código Anticorrupção, Política de Terceiros), entre em contato como Canal de Ética pelo telefone 0800 761 61 26 ou acesse a página https://aloetica.com.br/otrs/canal-de-etica.pl?CustomerID=linhauni

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