Tunnel Boring Machine (TBM)

O equipamento pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística da tuneladora, estão engenheiros/as, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria, responsáveis de saúde e segurança.

Tatuzão Sul

*O desempenho da escavação depende das condições de solo e manutenção programada da máquina

Maria Leopoldina, a primeira tuneladora ou TBM (popularmente conhecida como tatuzão) começou em 16/12/2021 a escavação do túnel em direção à região central de São Paulo.

O equipamento fará a perfuração do solo e deve percorrer cerca de 10km nos próximos meses, contemplando 10 estações, entre Santa Marina e São Joaquim, partindo do VSE Tietê até o VSE Felício dos Santos.

Pesando 2 mil toneladas, a TBM tem diâmetro de 10,61m e extensão de 109m. Sua capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia.

Para a sua operação são necessárias aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho. A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.

Além dos trabalhadores que atuam na TBM, também há equipes responsáveis pelo monitoramento do terreno e dos parâmetros do equipament que trabalha ininterruptamente.

Pátio Morro Grande
Estação Brasilândia
Estação Vila Cardoso
Estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado
Estação João Paulo I
Estação Freguesia do Ó
Estação Santa Marina
Estação Água Branca
Estação SESC-Pompeia
Estação Perdizes
Estação PUC-Cardoso de Almeida
Estação FAAP-Pacaembu
Estação Higienópolis-Mackenzie
Estação 14 Bis
Estação Bela Vista
Estação São Joaquim

Galeria de Imagens

Tatuzão Norte

*O desempenho da escavação depende das condições de solo e manutenção programada da máquina

O equipamento pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística da tuneladora, estão engenheiros/as, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria, responsáveis de saúde e segurança.

Pátio Morro Grande
Estação Brasilândia
Estação Vila Cardoso
Estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado
Estação João Paulo I
Estação Freguesia do Ó
Estação Santa Marina
Estação Água Branca
Estação SESC-Pompeia
Estação Perdizes
Estação PUC-Cardoso de Almeida
Estação FAAP-Pacaembu
Estação Higienópolis-Mackenzie
Estação 14 Bis
Estação Bela Vista
Estação São Joaquim

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