Continua após publicidade

Concessionária descobre sítio arqueológico em obra do metrô

Materiais estão a três metros de profundidade da futura estação 14 Bis da linha 6-laranja do metrô e ainda serão resgatados para análise

Por Clayton Freitas
Atualizado em 15 jun 2022, 18h32 - Publicado em 15 jun 2022, 18h30

A concessionária responsável por construir a linha 6-Laranja do metrô informou ter descoberto vestígios arqueológicos nas obras da futura Estação 14 Bis, no Bixiga, região central da capital.

+Departamento de narcóticos usa carro de 500 000 reais de traficante

Os materiais foram identificados durante as escavações feitas em abril e estão a três metros de profundidade, segundo a Linha Uni. Eles não foram retirados e isso só poderá ser feito após execução das paredes de contenção do canteiro, medida necessária para dar mais segurança ao trabalho.  A informação, inicialmente publicada pelo portal Guia Negro, foi confirmada pela Vejinha.

A empresa A Lasca Arqueologia é a responsável pelo programa de preservação e monitoramento dos patrimônios tombados ou não no entorno das futuras estações da linha 6-Laranja. A linha terá 15 km de extensão, 15 paradas, e previsão de transportar 633 mil passageiros por dia.

+Prefeitura tenta, de novo, tirar do papel projeto de banheiros públicos

A caracterização e descoberta do sítio arqueológico tem aval do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), segundo a concessionária.

Saracura

Procurado, o Iphan informou que a denominação do sítio é Saracura-14 Bis, e ele data de uma época mais recente, do século XX. O projeto de pesquisa arqueológica em andamento a respeito do sítio, feito pela empresa A Lasca Arqueologia e enviado ao instituto, informa que a região abrigou um dos primeiros quilombos da cidade de São Paulo, o Quilombo da Saracura. O documento indica que o local serviu de rota de fuga de pessoas negras escravizadas.

Os materiais já identificados são louças, vidros e moedas. “Os vestígios diagnosticados até o momento durante a pesquisa apresentam origem mais recente em decorrência do aterramento do córrego Saracura realizado no início do século XX no período do início da industrialização da cidade, em que o contexto original dos vestígios pode ter sido conturbado”, informa nota do Iphan.

Continua após a publicidade

+Nunes sanciona projeto que transforma praça Princesa Isabel em parque

Questionado a respeito da relevância dos vestígios, o instituto informou que as pesquisas estão sendo desenvolvidas pela empresa de consultoria especializada contratada ela Linha Uni. “Todos os sítios arqueológicos brasileiros possuem a mesma importância para Iphan. São bens da união que são tratados por meio das mesmas políticas de proteção. No que tange o valor acadêmico ou social, apenas os resultados das pesquisas mais aprofundadas poderão inferir”, diz o instituto.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.